ISO 14001:2015
Ciclo PDCA
Apesar de continuar valendo, o ciclo PDCA passa a ter uma nova cara para se adequar aos requisitos estabelecidos na Estrutura de Alto Nível exigidas na nova Diretiva ISO (Anexo SL). Um esboço desta estrutura é apresentada na figura abaixo:

Partes Interessadas
Está sendo dado maior ênfase ao conceito de partes interessadas. Se considerarmos que "partes interessadas" é qualquer pessoa ou organização afetada ou que se perceba afetada pela organização, o termo passa a ganhar uma nova dimensão. A organização deverá determinar suas Partes Interessadas o que poderá incluir clientes, comunidade, fornecedores, órgãos reguladores, investidores, funcionários entre outros.
Riscos e oportunidades
A organização deverá identificar seus aspectos ambientais significativos e seus riscos e oportunidades. Uma análise de “SWOT” (Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)) poderá ser adotada para a área ambiental.
Ciclo de vida
Embora isto já estivesse implícito nas versões anteriores da norma, a partir da versão 2015 será necessário identificar aspectos e impactos ambientais relacionados com a perspectiva do ciclo de vida.
Cadeia de Valor
Levar em consideração a cadeia de valor relacionando os aspectos ambientais e os riscos e oportunidades, incluindo o ciclo de vida.
Desenvolvimento Sustentável
Será necessário formalizar o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Ações Preventivas
É reforçado o conceito de ação preventiva como uma ferramenta para eliminar ou reduzir riscos
Liderança
A Alta Administração deve considerar os aspectos ambientais na gestão da organização.
Urgência da Mudança
Empresas já certificadas podem conduzir a transição com calma. Será concedido um prazo de transição. Neste período as empresas devem realizar as alterações necessárias e escolher o momento mais apropriado para passar pela auditoria de "upgrade".
Dúvidas
Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em auxiliá-los.